24 de mar de 2011

Caos no transporte coletivo de São Luís ou falta de estrutura para atender a grande demanda de veículos e pessoas?

Desde a terça-feira, após a manifestação de passageiros no Terminal do São Cristovão em São Luís, a situação do sistema de transporte coletivo tem sido assunto nas manchetes de nossos jornais. O preço da passagem de ônibus é de R$ 2,10, aumento este que gerou descontentamento da população que acha caro o valor do transporte se pensado nas condições em que os passageiros são submetidos diariamente nos transportes coletivos. Além da espera longa, seja nas paradas de ônibus ou nos terminais de integração, a superlotação é um problema constante. E foi justamente por esses problemas que manifestações vêm ocorrendo, a reivindicação é pela melhoria da qualidade do serviço prestado a população.

Nas paradas de ônibus o que se percebe é o próprio descaso, são paradas de ônibus sem nenhuma proteção... sem nem ter onde 'ficar em baixo' em caso de chuva, e nos dias de sol escaldante, o jeito é se esconder atrás da poste, isso, se tiver um próximo. Nos terminais de integração, o desespero é ainda maior. Não há uma estrutura organizada, onde os passageiros desembarcam é o mesmo local onde acontece o embarque de outros.. o empurra empurra e o desrespeito com quem desce é perceptivel. A disputa para ver quem consegue entrar primeiro e conseguir um lugar para sentar é outra situação. Assim, como é perceptível o desrespeito por idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiências.. 
Falta de educação por parte da população? Também. Mas talvez se o número de transportes coletivos fossem maiores e não tivessem de esperar horas, apenas na espera do transporte coletivo, para chegar aos seus destinos, isso não aconteceria.
As vias também são outro problema. São buracos em quase todas elas. Não comportam o grande número de veículos que circula diariamente em São Luís, e em horários de pico os engarrafamentos são quilomêtricos. Já cheguei a passar duas horas somente para chegar ao Terminal do São Cristovão. Brincadeira? Não. É a realidade de quem precisa do transporte público para chegar a escola, ao seu local de trabalho, para ir ao hospital... 
Essa é a nossa realidade.
Ontem, no Terminal do São Cristovão, já por volta das 18:00, pude perceber que para algumas localidades, foram colocados ônibus "especiais" para atender a grande demanda de passageiros. Somente no sentido Santa Clara, foram três ônibus seguidos e todos sairam LOTADOS. Por outro lado, não deixei de perceber que os ônibus "especiais" que estavam circulando estavam em péssimas condições, já deteriorados pelo tempo e pelo uso (com certeza), era visível também a ferrugem próximo as portas dos veículos. E a impressão que me passou foi que retiraram aqueles ônibus que por já estarem sem condições de circulação e que, por isso, estavam a meses ou anos parados, para rodarem de novo. Se for esse o caso, consta aqui o perigo e o total descaso com a população que necessita do transporte coletivo em São Luís.

2 comentários:

Mauro Leray disse...

Isso é realmente latente em nossa cidade. O assunto trânsito, seja pela péssima qualidade do transporte público, pelo seu preço alto, por nossas avenidas estreitas, pelos engarrafamentos, pela violência, ou por qualquer outro assunto, sempre traz polêmica.
Os prejudicados gritam, os resposnsáveis calam.
Será que continuará sempre assim?

Fran23 disse...

Mauro, grata pelos comentários. Sinceramente, espero que não. Digo isso não somente por ser usuária desse meio de tranporte, mas pela indignação que sinto diante dessa realidade. Os responsáveis devem lembrar-se que é direito de ir e vir do cidadão garantindo por Lei, está na Constituição. Aumentam as tarifas com a desculpa que é para melhoria, melhoria de quê? Se o que vemos é todo esse descaso?

Postar um comentário

Sejam bem-vindos ao Blog Fran23! Deixem seus comentários, sugestões ou dúvidas aqui! Até mais!