25 de mai de 2010

No ônibus - parte II


Outra cena que me deixou chocada com a falta de amor ao próximo, respeito ou pelo menos tolerância as diferenças foi dentro do ônibus quando eu ia pra casa. Eu estava voltando de mais um dia de trabalho, peguei um ônibus lotado. Perto de onde eu estava, tinham duas senhoras sentadas, nada de anormal a não ser pela descrição a seguir da atitude de uma delas. Na parada mais próxima entraram várias pessoas, entre elas uma mulher negra, vindo também de mais um dia de trabalho, como praticamente todos ali dentro daquele ônibus... Foi automático o olhar da mulher que estava sentada.. e mais automático ainda o que ela fez quando essa mesma mulher negra sentou-se ao seu lado quando a cadeira se desocupou. Esta senhora se encostou ao máximo do banco do ônibus a fim de que a senhora negra não lhe tocasse, e quando esta última se sentou ao seu lado, foi inacreditável... ela se levantou e ficou em pé, na porta do ônibus... eu nem queria acreditar na impressão que ela me passou, mas quando vi que ela não ia descer na próxima parada, percebi sim que se tratava de puro preconceito. Gente, fala sério! Onde já se viu uma coisa dessas? Estamos em pleno século XXI e as pessoas ainda insistem nessa atitude? Pregam em propagandas nacionalistas que no Brasil não existe racismo, preconceito! Onde? Se é possível se presenciar atitudes banais como essas ou até mesmo piores. Acho que ainda não entendemos que somos iguais, não só em direitos, como em dignidade e respeito. 

0 comentários:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos ao Blog Fran23! Deixem seus comentários, sugestões ou dúvidas aqui! Até mais!