26 de jan de 2011

Na onda da Arte Digital


Desde que descobri o mundo das fotomontagens e do scrapbooking minha vida mudou completamente. Sempre fui fã da arte de desenhar, da pintura e das artes manuais... Agora fazer tudo isso por meio do computador ou poder aliá-las num só trabalho é bom demais. Me apaixonei por essa nova possibilidade de criação, que geram resultados belíssimos.
A evolução dessa nova forma de expressão é rápida e ganha o mundo todo. São delicadas e muito bonitas, feitas para todos os tipos de ocasiões. Mas o que “fotomontagem” e “scrapbooking”?!
Fotomontagem (Photomontagem) é a arte de manipular as imagens/ fotos, recortando-as e colando-as, dispondo-as de maneira livre objetivando formar uma terceira imagem com essa composição (montagem). Geralmente são utilizadas duas ou mais imagens para que se possa realizar as fotomontagens. Para isso, faz-se necessário o uso de softwares de edição de imagens e que trabalhem com camadas. Pesquisando na internet, encontram-se os seguintes conceitos para fotomontagens:
“(...) é o processo (e resultado) de se fazer uma composição fotográfica ao cortar e reunir um número de outras fotografias. A imagem composta é às vezes fotografada para que a imagem final seja convertida de volta ao formato fotográfico.” (Wikipédia)
Termo genericamente empregado para designar a associação de duas ou mais imagens, ou fragmentos de imagens, com o propósito de gerar uma nova imagem. (...) é o sanduíche de negativos ou de diapositivos, que agrega duas ou mais imagens para produzir uma terceira que pode ser simplesmente projetada, como no caso dos slides, ou empregada para gerar ampliações positivas sobre papel, no caso dos negativos.” (Artes Visuais, Enciclopédia Itaú Cultural)
“sf.
  1 Sobreposição ou combinação de fotografias ou negativos para se obter determinado efeito; arranjo fotográfico; montagem de fotografias.
  2 O resultado desse trabalho.” (Dicionário Aulete Digital)
Composição fotográfica, associação, sanduíche de imagens e combinação de fotografias são termos que traduzem a Arte da Fotomontagem. Interessante o termo sanduíche, pois ele retrata o uso de camadas (com imagens diferentes) para a composição da montagem fotográfica.
 Para definir o conceito de Scrapbook ou scrapbooking, vou reproduzir aqui um trecho do artigo do e-famylinet. É um conceito simples e que traduz sem rodeios a Arte do Scrapbook:
O scrapbook é uma técnica artesanal para montagem de fotos, álbuns, convites de aniversário, casamentos, chá de panelas... É um jeito muito divertido de brincar com as fotos. De um modo geral Scrapbook ou scrapbooking é a arte de decorar álbuns fotográficos. O scrapbook pode ser confeccionado de duas formas: O artesanal e o digital.
Scrapbook é feito artesanalmente com papéis especiais, furados, cortadores, botões, tags, adesivos...”
Como podemos ver, o scrapbook é a junção de vários elementos na confecção de álbuns, agendas, cadernos, não esquecendo o elemento principal: as fotos. Se bem, que elas são apenas um detalhe, visto que, dependendo de qual seja a sua idéia, elas podem ficar fora dessa composição. No formato digital, temos todos os elementos acima citados (papéis, botões, adesivos, etc..), no entanto, todos eles devem estar no formato/ extensão .png para que apresentem a transparência e não prejudiquem na hora da colagem.  Esse trabalho se parece muito com a decoração das nossas agendas quando adolescentes, lembram? Recortávamos e colávamos corações, flores e muitos outros adereços para deixá-la diferentes e com a nossa cara. No Scrapbook é da mesma forma, podendo ser tão trabalhoso manualmente ou mesmo apresentar a facilidade de ser feito digitalmente.
Outro aspecto muito interessante desses trabalhos, sejam eles artesanais ou digitais, é descrito nas palavras de Cristianne Dias, no site Scrapbook Brasil:
“Scrapbooking é uma atividade gratificante e criativa para todos. E é justamente essa sensação de prazer e de satisfação que nos faz dedicar um pouco do nosso tempo para criar páginas decoradas para álbuns de scrapbook. É como se estivéssemos revivendo o instante em que as fotos foram tiradas. Além disso, é uma maravilhosa terapia rever e reviver as boas memórias que nos trazem todas aquelas fotos de amigos, parentes, e de eventos tão importantes em nossas vidas.”
O mesmo vale para o trabalho com fotomontagens. É um trabalho maravilhoso e muito gratificante. Quando vemos o resultado então, nem se fala. Já ouvi muitos relatos de pessoas que se sentem bem fazendo artesanato e mesmo fotomontagens e scrapbook’s. Legal não? Muuuiiito!
Na internet o que encontramos de sites que falam e mesmo que disponibilizam fotomontagens (gratuitas ou não) é imenso. Entre eles cito o Blog Amanhã é outro dia, do Jackson Ângelo – blog riquíssimo não somente em montagens de fotos belíssimas como também em artigos, tutoriais e textos; O Scrapeenet – site especializado em montagens de fotos, onde você envia a foto, escolhe a montagem e ele gera o resultado final; Arte e Foto Montagens – nele você encontra muitas máscaras digitais já prontinhas para uso, bem como papéis de parede. Já no ramo Scrapbook, cito o blog Scrapbook Digital by Goretty Rocha – site que disponibiliza vários kits para montagens de álbuns digitais, bem como elementos, frames e muitas outras coisas bem legais e lindas.
Bom, é isso! Por hoje é só! Beijos..  

0 comentários:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos ao Blog Fran23! Deixem seus comentários, sugestões ou dúvidas aqui! Até mais!