27 de jan de 2011

Bebês que nascem deprimidos: já ouviu falar?

Essa semana soube de uma notícia de um bebê que estava com cinco dias de nascido e não chorava (nem quando nasceu e nem com a típica palmada no bumbum)
, sua sucção era muito pouca e dormia muito. Concerteza algo muito preocupante. Os médicos já haviam dito que ele nascera normal, peso, estatura, tonos muscular... tudo estava ok e nas mais perfeitas condições, exceto pelo fato descrito acima.
Sabemos que o choro é o primeiro sinal de que o sistema respiratório do bebê está em plena ordem, é a sua primeira tentativa de respirar sozinho. Dizem os especialistas que o choro é provocado pela dor que a criança sente ao sentir-se pressionada a respirar sozinha, sem a ajuda do cordão umbilical, é como se o bebê abrisse seus pulmões para o ar entrar. Se o bebê não chora algo pode estar errado...
Foi o que imaginamos.
Os médicos logo recorreram aos exames neurológicos para verificar se não havia nenhum problema no sistema nervoso central que estivesse provocando tais sintomas.. Estava e está tudo normal. Então, o que ele tinha?
Bom, descobriu-se que ele nascera com depressão. Depressão? Sim. Segundo o artigo 'Um bebé “activo” é um bebé “hiperactivo"?', os bebês podem sim sofrer desse problema, que se caracteriza justamente pela fraca reação ou reação desadequada do bebê aos estímulos do novo ambiente. O que seria a causa? Segundo o mesmo artigo, a causa seria proveniente da própria depressão materna. No caso do bebê que mencionei, a mãe encontra-se em tratamento para cura da depressão. O que mais uma vez comprova que o estado emocional da mãe é de suma importancia para o desenvolvimento saudavel do bebê ainda que no útero. 
Mas encerro este post com a notícia de que este bebê lindo está bem e em casa. Já está chorando como um bebê normal e a sua sucção já melhorou (coitado do "pepeto" da mamãe a partir de agora.. rsrs). Agora é acompanhar o quadro dele com a ajuda de um especialista e lógico, muito amor e carinho também!! 
Seja bem-vindo ao nosso mundo!!! É o que desejamos a você!
Para maiores informações sobre a depressão em bebês, deixo abaixo os links de alguns artigos. Na internet concerteza vocês vão encontrar muitas mais informações também!
  • http://www.chegoubebe.blogspot.com/
  • http://br.guiainfantil.com/depressao-infantil/151-depressao-infantil.html
  • http://directoaquestao.blogs.sapo.pt/6314.html
  • http://www.srsdocs.com/parcerias/revista_imprensa/diario_noticias/2007/dn_2007_06_01_03_k.htm

2 comentários:

Gessica disse...

Minhas opstetra usou esse termo "nasceu deprimida" pra explicar por que minha filha não chorou ao nascer, ela só chorou depois q recebeu ventilacao. Mas o fato foi associado pela maneira q ela foi gerada (sentada) toda a gestação e por não ter virado o parto foi Cesário pélvico. Ou seja no meu caso não teve nada a ver com meu estado emocional, pois estava super feliz e tranquila. Um post interessante!

Fran23 disse...

Grata por sua contribuição, Gessica!

Postar um comentário

Sejam bem-vindos ao Blog Fran23! Deixem seus comentários, sugestões ou dúvidas aqui! Até mais!